sábado, 3 de janeiro de 2015

Parâmetros de Um Compressor

Os parâmetros de um compressor.


Normalmente os compressores que usamos em Home Studio são copias de um analógico, sendo eles muitas das vezes um 1176 ou um LA-2A entre outros e que estão cada vez melhores, Muitos dizem que a importante diferença entre um compressor analógico e um plug-in, é que o analógico nunca vai ser exatamente como outro analógico, já no caso dos plug-in todos soam iguais.



Compressor 1176




Compressor  LA-2A


Parâmetros
♦ Threshhold
Esse é o nível de início de ação da compressão. Abaixo desse nível, todo o sinal permanecerá original. À partir desse nível, todo sinal que exceder, sofrerá a compressão, de acordo com os outros parâmetros a seguir.
Ex.: com um threshold em -10dB, todo sinal que estiver entre -10dB e 0dB será comprimido.

♦ Ratio
Essa é a proporção de ação da compressão.
A leitura se faz em X:1 (Valor pra um), onde X é a quantidade de compressão em dB, e o compressor permitirá a saída de 1/X do sinal que entrar.
Por exemplo, em uma taxa (Ratio) de 3:1 (três para um), em um Threshold de -10dB, à partir de -10dB, à cada 3dB do sinal que entrar, apenas 1dB sairá. Ou seja, se entre -10 e 0 passasse um sinal excedente de 6dB (até -4dB), o sinal excedente passará a ser de 2dB, considerando a razão:
Ratio: 3:1 (1/3)
Excedente (acima do threshold -10dB): 6dB
Saída: 1/3 * 6 = 2dB
Em alguns compressores esse parâmetro é fixo, devido ao tipo do compressor ou sua finalidade.
Exemplos: ART Levelar (fixo em 2.1:1), UA LA2A (lento) e UA LA3A (rápido).
♦ Atack
Esse parâmetro define a velocidade com que o Compressor entra em ação.
A definição se faz em milisegundos (ms), que é o tempo em que o compressor “espera” para começar a comprimir o sinal. Quanto menor o valor ajustado nesse parâmetro, mais rápida será a ação do compressor, à partir do momento em que o sinal chegar ao compressor, obedecendo os parâmetros acima.
Não existem valores predefinidos para se utilizar na compressão de diversos elementos, como voz, caixa, guitarra, etc., mas existem resultados desejados para cada música/álbum e obviamente isso deverá ser definido pelo engenheiro, com base em experimentação.
♦ Hold
A partir do momento em que o sinal fica abaixo do limite de ação (Threshold), o compressor para de atuar e entram em análise os dois próximos parâmetros, Hold e Release.
Em Hold, definimos o tempo em que o sinal continuará em compressão, ou seja, “segurado” pelo compressor.
♦ Release
Diferente de Hold, em Release definimos a velocidade com que o compressor deixará de comprimir, à partir do momento em que o nível de sinal ficar abaixo do limite (Threshold).
A ação de Release é gradual, ou seja, o sinal não deixa de ser comprimido de uma vez.
Assim sendo, um ajuste lento fará com que o sinal, mesmo abaixo do Threshold, volte lentamente ao nível normal, ao passo que um release rápido fará o sinal voltar ao seu nível mais rapidamente, porém de forma gradual, natural.
♦ Knee
Levando em conta os parâmetros acima, vimos que um compressor pode ser lento, com maior tempo de Atack ou rápido, com menor tempo de Atack, mas esse não é o único fator que define um shape de envelope¹ rápido.
De tradução “Joelho”, o parâmetro Knee define a curva de ação de compressão, desde uma curva suave (Soft Knee) e mais lenta, a uma curva mais rápida (Hard Knee).
Trabalhando em conjunto com Atack, o Knee permite um shape ideal da compressão do elemento, definindo por exemplo o punch seco de uma Caixa, à compressão suave de uma Voz.
♦ Side Chain / Ducking
♦ Side Chain / DuckingUma ferramenta muito útil em uma mixagem ou som ao vivo é o uso de Side Chain, criando um efeito conhecido como Ducking.
Ducking é um exemplo muito comum, encontrado nas programações de rádios, quando um locutor fala em cima de uma música de fundo e o nível dessa música sobe ou desce, de acordo com a locução, ou seja, quando o locutor fala, a música abaixa imediatamente e retorna ao nível anterior quando a locução cessa.
Como vimos acima, o compressor, em “estado normal” utiliza o Threshold do sinal que entra, como um gatilho para iniciar/parar a ação de compressão de um sinal.
O caso do uso de SD, utilizando a conexão “SD Input” (pode variar de um modelo para outro), um sinal é enviado ao compressor e esse é o sinal que passa a ser interpretado pelo Threshold para que o compressor decida quando iniciar/parar a compressão.
Vamos tomar como exemplo uma mixagem (estúdio/live) em que instrumentos harmônicos (piano, violão, guitarra, etc.), passem por um bus que tenha um compressor leve (1.4:1) e rápido, “armado” para SD e recebendo o sinal do bus da Voz. Cada vez que a Voz entrar na música, todos os instrumentos em SD sofrerão uma compressão de 1.4 (de acordo com os outros parâmetros definidos), baixando o nível de todos os instrumentos envolvidos e abrindo espaço para que a Voz se acomode tranquilamente no espectro, sem prejudicar o nível geral da mixagem.
O mesmo pode ser aplicado para instrumentos em Solo, como guitarra, piano, trompete, etc.
Nem todos os modelos de compressores, sejam hardwares ou plugins, possuem a funcionalidade Side Chain.
Essa técnica uso muito e quase sempre em minhas mixagens de Rap/HipHop, já que o forte nesse estilo é o bumbo bem marcante e pesado na maioria das vezes, uso o Side Chain aplicado no baixo para que não conflite com o bumbo já que os dois trabalham na mesma frequência de 60Hz a 80Hz.
Obrigado pessoal, espero poder ter ajudado vocês de alguma forma, um grande abraço e até a próxima..."Nói-Z".
Fernando Vergel, músico baterista profissional e produtor musical no estúdio, Mid Side Studio em Indaiatuba - sp
Atua na area de produção Musical  Rap/Hip-Hop. Trabalhando com diversos grupos  de Rap como Decreto Verbal, Projetamente, Naip 9M, Suamys (Dueto Lapidado), entre outros.

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