Já penso em ter controle total do estéreo da sua mix?
Quando a maioria das pessoas pensam em gravação estéreo, a primeira coisa que vem à mente é um par casado de microfones em (XY) padrão. Faz sentido, é claro, uma vez que esse é o caminho mais próximo para alcançar uma sonoridade estéreo.
Mas enquanto XY é o método mais óbvio, o Mid-Side (MS) soa um pouco mais complexo, mas oferece algumas vantagens sobre a microfonação padrão XY. Se você nunca ouviu falar de gravação MS, ou que você tenha tido medo de experimentá-lo, você está perdendo uma poderosa arma secreta de gravação. Mid Side ou MS como é chamado no Brasil, A técnica MS lhe dá mais controle sobre a largura da propagação de som do que outras técnicas de gravação, e permite que você faça ajustes a qualquer momento após o término da gravação.O resultado é, um som com muita clareza e presença da ambiência.
Mid-Side não é um conceito novo. Ela foi idealizada pelo engenheiro EMI Alan Blumlein, um dos pioneiros do som estereofônico e surround. Blumlein patenteou a técnica em 1933 e é usado em algumas das primeiras gravações estereofônico.
A técnica MS além de muito usada nos estúdios é também uma técnica popular para gravação de concerto, e sua flexibilidade torná-la uma boa escolha para a gravação ao vivo.
A técnica de gravação de MS não é tão complicado. O conceito é que o microfone Mid atua como um canal central, enquanto o canal do microfone Side cria um ambiente (estéreo) adicionando informações de ambos os lados.
O sinal de cada microfone é então registada a sua própria pista. No entanto, para ouvir uma imagem estéreo adequada ao ouvir a gravação, a faixa do SIDE precisa ser duplicada e uma delas colocada em fase.
Agora você tem três pistas de áudio uma Mid e duas Side - que devem ser equilibradas para recriar uma imagem estéreo. (Aqui é onde fica um pouco confuso.)
Apesar de ter gravado apenas dois canais de áudio (centro e lateral), o próximo passo é dividir o sinal Side em dois canais separados (fazer uma cópia exata do canal SIDE), e inverter a fase de um deles. No pan iremos colocar uma das pistas pra esquerdo e a outra para a direita. O resultado é exatamente o estéreo da figura-8 "Side".
Se você não está um pouco confuso, aqui está a fórmula matemática real:
Mid + (+ Side) = canal esquerdo
Mid + (Side) = canal direito
Agora, se você ouvir apenas o canal Mid, você recebe um sinal mono. Coloque os dois canais side e você ouvirá um spread estéreo. Aqui está a parte muito legal, a largura do campo estéreo pode variar pela quantidade de pan (LR) na mistura!
Qual é a vantagem?
Uma das maiores vantagens da gravação de MS é a flexibilidade que ela proporciona. Uma vez que a imagem do canal Mid é diretamente independente da quantidade de sinal vindo para os canais laterais (Side Estéreo), você tem o total controle de aumentar ou diminuir a proporção de Mid e Side dos canais. Isso irá criar um campo estéreo largo ou mais estreito, você quem decide. O resultado é que você tem o controle total da sua gravação estéreo, algo que seria impossível fazer com XY.
Espero ter ajudado vocês pessoal, um grande abraço e até a próxima....Abrasss "Noi-Z"
Fernando Vergel, músico baterista profissional e produtor musical no estúdio, Mid Side Studio em Indaiatuba - sp
Atua na area de produção Musical Rap/Hip-Hop. Trabalhando com diversos grupos de Rap como Decreto Verbal, Projetamente, Naip 9M, Suamys (Dueto Lapidado), entre outros.
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